Dia Internacional da Mulher | Seis mulheres em cargos de chefia revelam desafios e propõem soluções. Porque a disparidade de géneros no mundo do trabalho existe.

Lurdes Gramaxo é presidente da Investors Portugal – Associação Portuguesa de Investidores Early Stage, desde 2022, e partner e membro do conselho executivo da Bynd Venture Capital, desde 2015. Formada em Psicologia e Gestão, tem mais de 25 anos de experiência como CEO / CFO / CCDO em empresas multinacionais e está há mais de 15 anos ligada ao movimento associativo empresarial em Portugal e na Europa, tendo sido presidente da EUROCORD por dois mandatos.

Qual o futuro das políticas públicas para o investimento early stage em Portugal?

No âmbito da aproximação das eleições legislativas, e dos resultados do “Barómetro do Investimento Early Stage 2023”, Lurdes Gramaxo, presidente da Investors Portugal, reflete sobre as políticas públicas para o setor da inovação, destacando algumas medidas necessárias para melhorar o investimento e desenvolver este ecossistema, tornando Portugal num polo de empreendedorismo na Europa, num artigo de opinião no The Next Big Idea. Trata-se de mais um resultado qualitativo num órgão nacional online dedicado à inovação.

Lurdes Gramaxo, Presidente da Investors Portugal, “Não é fácil para uma pessoa, que tem um emprego certinho, dar o passo para empreender”

A Presidente da Investors Portugal observa que o número de empreendedores nacionais aumentou nos últimos anos. A investidora afirma que “há uma certa veia empreendedora”no País, mas sugere mais iniciativas das universidades para capacitar os investigadores em áreas como a gestão e o marketing, por forma a tornar menos difícil passar à fase de empreendimento.

Vai criar uma empresa? Tenha atenção a estes conselhos

Criar uma empresa ou start-up é uma tarefa cheia de etapas. Mas como é nos detalhes que pode estar o sucesso, eis três conselhos do advogado Paulo Bandeira, advogado e sócio da SRS Legal, sobre o que deve ter em atenção caso queira aventurar-se no empreendedorismo.