Todos sabemos como o foco é importante numa startup

Sérgio Rodrigues, Membro do Board da Investors Portugal
Todos sabemos como o foco é importante numa startup. Criar e fazer crescer uma startup é uma tarefa árdua, pois há muito a fazer: gerir a burocracia, arranjar financiamento, procurar e motivar pessoas, afinar o produto, procurar clientes, e muito mais.

Neste ambiente, principalmente quando as métricas não aparecem e o mercado demora a crescer, é fácil ser influenciado por clientes que, ao olharem só para o seu problema, fazem sugestões específicas que levam as startups a desviar-se do caminho planeado. Há pelo menos três áreas onde o foco é crucial:

  1. Gestão do produto: A gestão do produto ou serviço deve ser clara e bem definida desde o início. Se foi identificado um problema e definida uma solução, é necessária disciplina para gerir o produto com uma visão global, priorizando o projeto como um todo em vez de se concentrar em detalhes específicos.
  2. Gestão financeira: A gestão financeira deve ser extremamente disciplinada. Quando o dinheiro é escasso, ele precisa ser bem aplicado, e quando há investimento, passa-se a gerir dinheiro de investidores, aumentando a responsabilidade. Um planeamento claro e uma execução cuidadosa aumentam a probabilidade de sucesso.
  3. Estratégia comercial: A estratégia comercial deve ser pensada e testada no mercado o mais rápido possível. É natural que alguns clientes não concordem com os preços e que os parceiros prefiram outras margens, mas o ideal é que o teste de mercado tenha uma amostra relevante dos atores do negócio. Uma vez definida a estratégia, deve-se segui-la consistentemente, em vez de ajustar os preços a cada feedback recebido.

 

No entanto, foco não significa falta de adaptabilidade, e disciplina não implica rigidez. Tanto a flexibilidade quanto a adaptabilidade são características fundamentais dos fundadores que levam os seus projetos a bom porto. É necessário perceber quando ajustar as estratégias e readaptar de acordo com as aprendizagens vindas do contato com os clientes. Identificar oportunidades que contribuam para o sucesso do projeto, mesmo que não estivessem claras inicialmente, é crucial. Parece que o foco é contrário ao que é o dia a dia de uma startup, mas não é. Há uma linha tênue entre foco e teimosia, e esse equilíbrio é muito difícil de manter. Não há fórmulas mágicas, mas algumas ferramentas podem ser usadas:

  • Detalhe a visão e missão: Defina claramente a visão, missão, metas de curto e longo prazo, e estratégias para alcançá-las. Isso ajudará a filtrar as opiniões contrárias e validar ou ajustar a estratégia conforme necessário.
  • Incorporação de opiniões de advisors e stakeholders: Incorpore as opiniões de conselheiros e outros stakeholders, pois, com sua experiência, podem ajudar a identificar barreiras e sugerir soluções antes que se tornem problemas.
  • Análise de métricas: Os números não mentem. Se o mercado não responde, há algo errado com o produto, o preço ou a estratégia. Mantendo o foco em um desses parâmetros, realinhe os outros. Se nenhum deles se adaptar ao mercado, pode ser hora de reconsiderar se o foco se está a tornar teimosia e reequacionar o projeto. Manter o foco é essencial, mas estar aberto a ajustes e aprender com o ‘feedback’ do mercado são igualmente importantes para o sucesso de uma startup.

 

In Link to Leaders 16 de Julho, 2024

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